Gestão para pequenas e médias empresas
Amadurecer a gestão das empresas é uma necessidade de primeira ordem, seja qual for o tamanho da empresa ou segmento de mercado na qual ela atue. É ainda mais desafiador para a gestão de pequenas e médias empresas por conta do dinamismo que elas possuem ou flexibilidade que precisam para gerenciar seus negócios.
Criar uma base de gestão empresarial sólida principalmente referente a gestão financeira, contábil e de suprimentos, porém com flexibilidade para decisões ágeis acompanhando as mudanças de direção que um negócio de pequeno porte exige, estão entre as principais demandas para projetos de implantação de gestão para pequenas e médias empresas.
A seguir, vamos apresentar algumas reflexões importantes para sua empresa na busca de um sistema de gestão, bem como para o projeto de implantação que será realizado.
O que buscar em um sistema de gestão para pequenas e médias empresas?
A oferta de ERPs para negócios de pequeno porte é muito grande e isso gera um desafio adicional para empresários(as) e executivos(as) que buscam sistemas para as suas empresas. Encontrar um bom ERP e, mais que isso, uma empresa de consultoria que tenha capacidade de implantá-lo atendendo as demandas da organização, fazem com que esses profissionais invistam uma grande quantidade de tempo e esforço.
Assim, vamos destacar a seguir algumas características de sistemas de gestão e empresas de implantação que melhor atendem as demandas dos negócios de pequeno e médio porte. São elas:
- Garantia de atualização – Um sistema de gestão empresarial precisa sofrer atualizações constantes tanto do ponto de vista contábil / fiscal, como do ponto de vista processual, para que possam atender de forma plena os seus clientes. Fornecedores de ERPs devem ser capazes de oferecer atualização plena e ágil para que seus clientes estejam adequados ao ambiente de negócios onde estão inseridos;
- Tecnologia conectada – A tecnologia oferecida por ERPs é outro grande ponto. Os sistemas de gestão em Cloud Computing, por exemplo, são uma exigência para empresas que querem operar sua gestão de forma ampla, conectada, em qualquer lugar do mundo. As interfaces do sistema devem ser fluidas, com alto grau de navegabilidade e facilidade de operação para rápida adoção dos usuários;
- Suporte empresarial experiente – A consultoria que irá implantar o ERP deve, antes de qualquer outra coisa, ter experiência no ambiente empresarial no qual seu negócio está inserido. Experiência em implantações de sistema de gestão são fundamentais para que o projeto aconteça de forma tranquila e para que as entregas aconteçam de forma satisfatória. A transferência de conhecimento dos consultores da empresa para seu negócio enriquecerá a gestão da sua empresa e sua visão de negócios;
- Integração de processos e ferramentas – Quando falamos de integração, são duas as perspectivas apresentadas: a integração entre processos proporcionada pelo ERP e a sua capacidade de integração com ferramentas externas. No primeiro caso, é importante que os processos do ERP sejam amplamente conectados, não exigindo que uma mesma informação seja inserida em várias partes do sistema e que processos sejam uma completa sequência um do outro. Quando falamos de capacidade de integração com ferramentas externas, o ERP precisa possuir APIs de comunicação com outros sistemas, para que uma integração externa necessária seja realizada de forma simples e assertiva;
- Apresentação de resultados – Seja por meio de Dashboards e KPI, ou por intermédio de relatórios de gestão, um ERP precisa ter a capacidade de demonstrar resultados de toda a operação de forma ágil e transparente. A tomada rápida de decisões depende de informações abertas em todo o sistema, pois, não se pode demorar mais tempo buscando uma informação no sistema do que efetivamente estudando tal informação para uma decisão.
Microsoft Business Central, uma excelente opção para a sua empresa
A Prime IT oferece em seus projetos de gestão para pequenas e médias empresas o Microsoft Business Central, solução de ERP para PMEs da Microsoft. Entre suas principais características do Microsoft Business Central estão:
- Moderno – Recursos de negócios avançados e o Intelligent Cloud Microsoft oferecendo o melhor da computação em nuvem para que sua empresa possa operar de forma ágil, flexível e com baixo investimento de infraestrutura;
- Unificado – Conexão de pessoas e processos em um só lugar, independentemente do departamento ou área de atuação na sua empresa, permitindo que uma ação inicie em um departamento e siga um workflow claro e objetivo até a sua conclusão;
- Inteligente – Recursos de inteligência artificial acessíveis e algoritmos importantes irão entregar insights de negócios que auxiliarão sua tomada de decisões. Terá assim, a todo momento, um super colaborador à disposição da sua empresa;
- Adaptável – Exportação de dados para Excel, integração com funcionalidades do Outlook e recursos para criação de aplicativos permitirão que você e sua empresa criem novas possibilidades para organização de processos e realização da gestão.
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